InícioCalendárioFAQBuscarGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Contadores Bi e Tri horários da EDP

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
chaveta
Moderador
Moderador
avatar

Mensagens : 5319
Data de inscrição : 22/04/2011
Idade : 49
Localização : vila nova de cacela

MensagemAssunto: Contadores Bi e Tri horários da EDP    Sab Set 08, 2012 9:05 am

“Tenho um contador com a tarifa Bi-horária, será possível obter algumas informações sobre os erros de contagem da EDP nestes contadores?”

A DECO INFORMA…

Realizámos um levantamento em que verificámos que 60% dos contadores apresentavam uma hora incorreta, sendo que 12% tinham diferenças superiores a 30 minutos. Isto significa que muitos consumidores com tarifas bi-horárias e tri-horárias podem estar a pagar mais do que deveriam na fatura da eletricidade devido ao desacerto dos contadores: naturalmente transferem os seus consumos para horas de vazio (com eletricidade mais barata) que, na prática, não são contadas como tal, pelo menos integralmente. Esta situação é intolerável, e foi comunicada à ERSE, que é o regulador do mercado de energia.

No caso do contador não ter relógio não é possível verificar a fiabilidade das contagens – isso só é possível quando o contador tem relógio. Consideramos contudo que todos os consumidores com tarifa bi e tri-horária, independentemente do tipo de contador, têm de dispor de um instrumento de medição que lhes permita controlar se a contagem está de acordo com a tarifa contratada.

Caso a EDP pretender verificar o contador, mas tenha receio de perder os meios de prova dos erros de contagem, pode acautelar-se ficando com um comprovativo da visita, que o funcionário da EDP lhe deve entregar. Essa nota de visita deve mencionar o desfasamento entre a hora real e a que consta do contador, e ser datada e assinada pelo funcionário da EDP. Em todo o caso, é conveniente que cliente acompanhe a operação e tome também nota da identificação dos funcionários da empresa, da data e hora da visita, bem como da hora real e da que consta do contador.

Relativamente às indemnizações dos clientes pelo que pagaram a mais devido aos erros nos contadores, a ERSE impôs à EDP a indemnização aos clientes prejudicados pelos erros nos contadores da tarifa bi e tri-horária. Essa restituição abrangerá 105 000 clientes afetados, num valor total de 4,1 milhões de euros, e processar-se-á através da restituição do respetivo crédito na próxima fatura de eletricidade.

Para mais informações sobre este assunto podem consultar o nosso site através do endereço www.deco.proteste.pt.

DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor

_________________
a pedalar se vai longe...
Mais do que uma Associação, uma grande família!
http://associacaobttbaixoguadiana.blogspot.pt/
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://associacaobttbaixoguadiana.blogspot.pt/
 
Contadores Bi e Tri horários da EDP
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Parceiro - Motoboxe/Norboxe
» Sites de acessórios automotivos
» Acessórios para o Novo Ka no mercado livre
» Acessórios para viagem - Bandit 650 08
» Lojas de acessórios online

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Forum BTT Baixo Guadiana :: OFF-TOPIC :: Corral de Moinas-
Ir para: